[RESENHA] O Serviço de Entregas Monstruosas



Olá pessoal! Estou de volta para mais uma resenha: O Serviço de Entregas Monstruosas, de Jim Anotsu Gustavo, um dos lançamentos mais divertidos da Intrínseca esse ano. Vamos lá para a resenha.
Com suas motos e vassouras voadoras, o Serviço de Entregas Monstruosas leva encomendas sobrenaturais para qualquer lugar de Bello Horizonte — uma cidade que não é como você imagina. Os negócios vão muito bem, obrigado, até o dia em que o humano Gustavo e a fada Strix sofrem uma tentativa de roubo na sua primeiríssima entrega! Isso porque, sem saber, eles carregavam uma raridade digna da atenção de grandes mestres do crime… o último ovo de Dragão da Patagônia.

Ao escapar por pouco de um ataque repolhento, os dois se tornam responsáveis por um filhote de dragão cheio de vontades e precisam protegê-lo de uma organização com planos tenebrosos e infiltrados onde menos se espera. Quem diria que dentro de uma simples encomenda estava o início de uma aventura épica?

A sinopse de O Serviço de Entregas Monstruosas já nos diz muito sobre ele já começamos a leitura sabendo muito bem o que esperar: um livro divertido, bem humorado e prometendo algumas situações bem absurdas em uma Minas Geraes bem diferente do que conhecemos.



O livro de Jim Anotsu Gustavo é aquela típica leitura ótima para relaxar e indicada para todas as idades, não somente para o público infantil. E como é divertida e absurda essa versão totalmente diferente do Brasil e principalmente Minas Gerais, ou Minas Geraes, que ele nos apresenta através dos olhos do jovem Gustavo. São fadas, faunos, mestres dos disfarces, magia, folclore, motos voadoras, bruxas e, é claro, Dragões. E esses são só alguns poucos do que vemos ao longo de toda a leitura.

O ótimo humor da obra fica a cargo principalmente da fada Strix, definitivamente minha personagem favorita. Abandonada pela família por ter problemas em suas asas, ela vai parar na família de Gustavo. E nas aventuras ela é aquela que sempre tenta ser a voz da razão e vez ou outra nos apresenta visões diferentes de um mesmo fato. E esse jogo de colocá-la lado a lado de Gustavo deixa toda as situações divertidíssimas. Suas falas e notas de rodapé são garantia de ótimas risadas.

E o humor se dá até mesmo na brincadeira de autor, tradutor e quem editou e comentou a obra. Nisso, Jim Anotsu é o tradutor, Gustavo é o autor e Strix é quem editou e tratou de comentar diversos dos momentos. Por isso decidi manter a brincadeira (que está até mesmo na capa) no nome do autor do livro aqui na resenha.



Com os demais personagens infelizmente não consegui me conectar tanto, nem mesmo com o protagonista ou seu dragão. Mesmo assim, a dupla Gustavo e Pudim nos presenteia com alguns momentos incríveis, como aquela "guerra" incrível entre eles, um momento bastante sensível da obra.

O autor também consegue usar o livro como um ótimo espaço de crítica social. Preconceito e desigualdade são abordados em diversos momentos e, além disso, momentos que dialogam muitíssimo bem com a nossa realidade atual. E não são situações que parecem sobrar. Jim Anotsu Gustavo constrói seu mundo de maneira com que esses elementos estejam muito bem inseridos naquela realidade.

A trama é bem pensada e a escrita do autor ajuda muito. É leve, descontraída e várias vezes brinca com a forma dos personagens falarem e até com os sotaques. Porém ela esbarra em algo que me tirou de sintonia com a obra: a sensação de que o livro é lento e a trama demora a avançar. Definitivamente eu devo ser um dos poucos que não acharam que ele é ágil. E que fique claro: isso não é unanimidade. Além disso, o livro tem pontos fortes o suficientes para entregar uma narrativa que diverte e tem boas reviravoltas.



O Serviço de Entregas Monstruosas é um daqueles livros que certamente vai fazer sucesso com as crianças por vários e vários anos, se tornando um clássico infantil, além de encantar jovens e adultos. E a edição da Intrínseca está linda, com várias ilustrações espalhadas por toda a obra.

E é isso, espero que tenham gostado e até breve!

Autor: Jim Anotsu Gustavo | Ilustrações: Felipe Nero Cunha | Editora: Intrínseca | Páginas: 416 | Ano: 2021

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário