[RESENHA] A Pergunta e a Resposta



Olá pessoal, como estão? No post de hoje trago um dos livros mais aguardados dos últimos dois anos que passaram desde o lançamento do primeiro livro da trilogia. A Pergunta e a Resposta, livro dois da trilogia Mundo em Caos, de Patrick Ness.
Quando Todd fugiu de Prentisstown, enfrentou provações e descobriu segredos terríveis. Agora ele se vê cercado de inimigos e obrigado a encarar inúmeras crueldades para tentar proteger Viola, sem ao menos saber se ela está viva. É nesse cenário incerto que dois grupos vão travar um arriscado embate. De um lado, a poderosa Pergunta. Do outro, a bombástica Resposta. Do que serão capazes para conquistar seus objetivos, mesmo com a existência do Novo Mundo em risco?

A Pergunta e a Resposta inicia exatamente do ponto onde termina o primeiro livro. [ATENÇÃO PARA SPOILERS A SEGUIR]. Ao chegar em Refúgio, Todd e Viola esperavam encontrar um abrigo e um lar para se abrigar da ameaça do Prefeito Prentiss, mas acabam por descobrir que a cidade foi dada de graça em troca da promessa de não haver conflito que tirasse a vida de inocentes. Todd foi capturado e torturado, enquanto Viola, gravemente ferida, foi enviada para uma casa de cura. Agora nenhum dos dois sabem da condição do outro e só uma coisa se passa em suas cabeças: se reencontrarem, mesmo sem saber se o outro está vivo.



Um dos pontos que citei durante a resenha de Mundo em caos foi o fato de Patrick Ness sustentar sua trama sem recorrer indiscriminadamente a grandes reviravoltas e Deus Ex-Machina, que são soluções convenientes quando se quer dar uma grande virada de mesa na narrativa. E aqui em A Pergunta e a Resposta ele mantém essa característica. E no meio de tanta coisa que acontece, me pego surpreendido por não ser completamente surpreendido pela trama e ainda assim ela entregar tanta coisa que me manteve preso às páginas do livro.

O autor muda um pouco o ritmo da história que ele quer continuar a contar. Sai a ação desenfreada, corrida contra o tempo e toda a loucura que mal nos dava um momento para respirar, entra um ritmo mais cadenciado que constrói um dos principais pontos do livro: a maneira com que os protagonistas terão suas mentes manipuladas de acordo com o lado em que eles estão. Isso resulta em uma trama bem mais lenta que vai gradualmente mostrando as mudanças que ocorrem com Todd e Viola

Ele, capturado por Prentiss, se vê incapaz de fazer qualquer coisa que não seja o que ele manda, ainda mais com todo o poder que ele possui, de controlar o próprio ruído e até mesmo usá-lo como arma. Ela, depois de curada, passa a agir como agente de um grupo que quer tirar Prentiss do poder, grupo esse que não mede esforços para conseguir o que quer, mesmo que seja a custa de vidas inocentes (válido também para o lado do prefeito).



A Pergunta e a Resposta é perfeito em criar no leitor a dúvida de em que lado confiar. O discurso dos dois lados da história é bem semelhante e funciona bem para manipular Todd e Viola. Felizmente, ambos são espertos o bastante para não se deixar levar completamente e mesmo nos momentos mais difíceis, principalmente quando precisam fazer escolhas terríveis, algo lá no fundo ainda guarda a essência de quem eles realmente são.

Coyle, a líder da Resposta, é uma ótima personagem, que faz contraponto a Prentiss, o típico vilão que amamos odiar, que cria a Pergunta para fazer frente aos movimentos de sua adversária. Os dois são mestres da manipulação, cada um a sua própria maneira. É impossível entender o quanto de verdade existe em tudo que eles falam e o que eles realmente querem. 

E que dupla de protagonistas! É impossível não amar todo esse amor que transborda a cada palavra e reencontro entre os dois. É uma dinâmica perfeita. Patrick Ness é mestre em transmitir os sentimentos de cada um deles e é comum a gente se emocionar com o toda a intensidade de amor e carinho que sentem um pelo outro. Sozinhos também funcionam muito bem. Todd se vê encurralado, tendo que passar seus dias ao lado de Davy Prentiss, o filho do prefeito, além de aos poucos ter a mente manipulada e torturada a ponto de cometer alguns atos terríveis. Enquanto isso, Viola, que evolui muito como personagem, mostrando toda a sua esperteza e coragem, descobre o plano do grupo intitulado de Resposta, formado em sua maioria por mulheres, que, como já citado, querem tirar Prentiss do poder.

O ruído ainda está presente, recebe alguma atenção especial, mas ainda é cercado de mistério, além de nos deixar tensos a cada vez que Todd descobre algo e ele se desespera com medo de que alguém leia sua mente. Toda a tensão em situações do tipo é sufocante.



E em meio a jogos psicológicos, manipulações, torturas, encontros e desencontros, mas também com muita esperança, A Pergunta e a Resposta vai seguindo a narrativa do Novo Mundo. O final ameaça elevar o nível de tensão ao limite no terceiro livro. Só espero não ter que aguardar mais dois anos pelo final dessa incrível história.

Autor: Patrick Ness | Editora: Intrínseca | Páginas: 528 | Ano: 2021 | Tradução: Edmundo Barreiros

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário