[RESENHA] Estas Verdades



Olá pessoal! Já faz um tempo que não apareço por aqui, não é? As últimas semanas foram um pouco difíceis, mas já estou de volta ao blog para atualizar as minhas leituras mais recentes. Hoje trago um livro que é facilmente um dos mais difíceis que li nos últimos tempos, mais pelo seu tamanho do que pelo texto em si: Estas verdades, de Jill Lepore.

Consideramos estas verdades como autoevidentes: que todos os homens são criados iguais, que são dotados por seu Criador de certos direitos inalienáveis, que entre eles estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.

Estas verdades conta a história americana desde 1492, questionando se o curso dos eventos ao longo desses cinco séculos comprovou as tais premissas fundadoras ou as desmentiu. Em busca destas verdades, a autora traçou o intrincado panorama da política americana do período colonial à máquina partidária do século XIX, dos programas de rádio às pesquisas na internet do século XXI, da Magna Carta ao Ato Patriótico, do jornalismo impresso ao Facebook. Estas verdades em muitos aspectos remodelará a visão da história americana pelas próximas décadas.

O título dessa obra já diz muito sobre ela: as verdades sobre o nascimento de uma nação que se auto proclama a maior democracia do mundo. Uma história repleta de muitas verdades, boas e ruins, altos e baixos e muitos lados de uma mesma moeda. E como contar tantas verdades sobre uma história de 529 anos?



Jill Lepore é cirúrgica, metódica e esmiúça cada ponto relevante para explicar como os Estados Unidos da América tornou-se o que é hoje. Desde os primeiros passos dos europeus (e todas as suas consequências para as vidas dos que já viviam naquela terra) até os anos atuais do último presidente americano. Tudo isso pautado fortemente em torno de um ponto: aquelas premissas iniciais elaboradas por Thomas Jefferson na Declaração de Independência dos Estados Unidos. A famosa frase contida no documento, que prega igualdade entre os homens, vida, liberdade e felicidade se traduziu na prática da história do país?

Os diversos lados de uma história movimentada estão retratados: as lutas raciais e étnicas, escravidão, política, guerra e muito mais estão expostos, alimentando nosso conhecimento da vida tão fascinante de um país que se ergueu sobre as próprias bases, a custa de muito sangue e suor de seu povo. E esse fato acontece mesmo diante de erros e acertos no curso de sua história.



A escrita da autora, historiadora e professora em Harvard avança em cada detalhe, é minuciosa. E o livro é indispensável a quem se interessa pelos assuntos que ele aborda.

Autora: Jill Lepore | Editora: Intrínseca | Páginas: 1072 | Ano: 2020 | Tradução: André Czarnobai e Antenor Savoldi Jr.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário