[RESENHA & CRÍTICA] Maze Runner: Correr ou Morrer (livro e filme)


Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 426
Ano: 2010
Classificação: 4/5

"Lembre. Corra. Sobreviva."Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.



Direção: Wes Ball
Roteiro: Noah Oppenheim
Duração: 113 minutos
Ano: 2014
Classificação: 14
Gênero: Ação, Ficção Científica, Aventura
Nota: 4/5

"Maze Runner: Correr ou Morrer" é uma ficção inspirada no livro homônimo de James Dashner. Nele, um grupo de meninos é confinado, sem memória, num espaço cercado por um labirinto onde vivem criaturas terríveis. Tudo começa a mudar com a chegada da primeira menina.



Profissões da Clareira (a maioria é autoexplicativa):
Construtores - encarregados de construir todas as coisas necessárias, porém não são tão inteligentes.
Retalhadores - cuidam dos animais e os abatem para alimentar os clareanos.
Socorristas - são os "médicos" da Clareira.
Corredores - encarregados de correr por todo o labirinto e mapeá-lo em busca de uma saída.
(Tem mais alguns)

Olá marujos Divagadores! Aqui quem vos fala é a Ana, esse é meu primeiro de muitos posts no blog.
Venho aqui para comentar sobre o primeiro livro da saga Maze Runner juntamente com a crítica sobre o primeiro filme.
Particularmente eu adorei ambos. O filme me surpreendeu seguindo o mesmo rumo por caminhos totalmente diferentes do livro e apesar disso eu não achei o filme ruim. Eu vi o filme antes de ler o livro e cheguei a achar algumas mudanças do filme mais divertidas do que a versão do livro.


A história é sobre um garoto chamado Thomas que acorda em um elevador totalmente sem memórias e no escuro. Assim que uma escotilha se abre ele se vê rodeado de garotos desconhecidos em uma clareira e é assim que a história começa no filme e no livro.

Thomas chegando na Clareira
Thomas foi recebido pelos clareanos, como se auto denominam os moradores de lá, e lá foi explicado como eles viviam e as divisões de trabalho. Thomas só se importava em saber onde estava e como foi parar lá, o fato de não conseguir lembrar de nada o irritava muito. Logo em seguida Alby, o chefe da clareira e um dos clareanos mais antigos, mostra pra ele os altos muros que rodeiam a clareira e acaba descobrindo que está preso em um labirinto e de quebra mais tarde descobre que criaturas horríveis meio máquina meio sei lá o que habitam esse labirinto que foram nomeadas de Verdugos. Também descobre que as portas do labirintos se fecham pontualmente todo dia antes de anoitecer em uma cena bem legal no filme. Ele não foi com a cara de nenhum dos clareanos exceto Chuck, o novato antes dele e também o mais novo de lá, que acabou virando seu melhor amigo.
Uma das partes importantes é quando Minho, um corredor, chega na clareira vindo do labirinto. Neste momento Thomas tinha apenas uma certeza: queria se tornar um corredor, não sabia como e nem porquê.

Que vista bonita, pena que tem monstros pra lá -q
Uma diferença gritante entre o livro e o filme é a cura para a picada de Verdugo que no livro já era conhecida pelos clareanos, mas no filme ela só chegou depois que o Alby foi picado. Confesso que achei essa mudança extremamente incrível, deu um rumo bem interessante ao filme. Enquanto no livro o Ben um random  que foi picado e atacou o Thomas, declarando que ele era o culpado de tudo e de todos estarem ali, recebeu a cura e ficou de boas, no filme ele foi banido para dentro do labirinto pouco antes dos portões se fecharem. Uma cena muito chocante.

Banimento do Ben
Um dos clímax da história é quando Minho acha um Verdugo morto, algo que nunca havia acontecido antes, então Alby vai conferir dentro do labirinto. Horas depois, já estava quase no momento de os portões fecharem e nada dos dois voltarem. Todos já haviam desistido, faltava segundos para os portões se fecharem e então eles aparecem no final do corredor, mas o portões já estava se fechando ninguém podia entrar, mas Thomas não aguentou e saiu correndo para ajudar e acabou que os três ficaram presos no labirinto, descobrindo que Alby foi picado pelo Verdugo.
Os Verdugos são criaturas que ninguém viu e sobreviveu para contar, bem... até Thomas chegar  e entrar no Labirinto que nem um louco herói. Como um bom protagonista ele salva o Alby enquanto o Minho corre pra não se sabe onde e depois reaparece para ajudar.
Logo após todo essa adrenalina a caixa sobe outra vez, o que não deveria acontecer, trazendo Teresa, uma menina! Na mão havia uma mensagem (já tem muito spoiler) e ela estava inconsciente, diferente da chegada dos meninos que eles já haviam acordado, e ficou assim por uns dias.
No livro Thomas e Teresa tem o dom da telepatia, o que é algo incrível, e ela se comunica com ele pouco antes de perder as memórias passando informações preciosas, deixando ele totalmente assustado. Porém, só acontece no livro.
Assim que Teresa acorda tudo fica uma bagunça: eles não recebem mais suprimentos da caixa e os portões não se fecham mais, acontecendo assim uma chacina quando os Vedugos invadem a Clareira.
Por um milagre alguns sobrevivem até amanhecer e então fazem um plano para sair do labirinto que acaba dando certo... em parte. Nem todos conseguiram sair. Mas no final declaram com mais emoção ainda.

Vamos sair daqui finalmente, né? Uhul!
Super adorei o livro e a maioria das mudanças do filme, mas sempre tem como ser melhor, não é? Algumas coisas não devem ser mexidas. Mas, fora isso eu assisti e li, super recomendo. E sim, eu morri de medo dos Verdugos!  


Comente com o Facebook:

Um comentário ♥

  1. Eu tenho a coleção completa, comprei para minha filha que já leu todos. Particularmente só vi os dois filmes e gostei bastante, mas gosto mesmo é de ler o livros, por isso não vou deixar de ler esta série quando tiver um pouco de tempo.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir