[RESENHA] Trumbo

Autor: Bruce Cook
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Ano: 2016
Classificação: 5/5
Em 1947, o jornal The Hollywood Reporter divulgou uma série de nomes de vários profissionais do cinema americano supostamente envolvidos com o comunismo. Todos os olhares do Congresso dos Estados Unidos se voltaram para a possibilidade de comunistas e simpatizantes estarem sutilmente instilando sua propaganda nos filmes de Hollywood. Dez pessoas foram intimadas a depor no Comitê de Atividades Antiamericanas – um grupo depois conhecido como os “Dez de Hollywood” –, e o roteirista Dalton Trumbo era seu principal nome.
Olá pessoal. Mais uma resenha para vocês, de um livro surpreendentemente incrível. Falo de Trumbo, biografia de Dalton Trumbo, um dos mais elogiados roteiristas de Hollywood, escrita por Bruce Cook. Vamos ao que interessa.


Como dito mais acima, o livro é uma biografia de Dalton Trumbo. Ele foi e ainda é até hoje um dos roteiristas mais elogiados que passaram por Hollywood. Teve uma infância difícil, muitas vezes precisando fazer coisas ilícitas para ter o que comer em casa. Tornou-se o responsável por sustentar mãe e irmãs muito cedo, depois da morte do pai. E mesmo com todas as dificuldades que a vida colocava em seu caminho, foi sempre forte e lutou pelos seus objetivos.

E foi após estabelecer-se como o grande roteirista pelo qual ficou conhecido, Trumbo passou a se envolver com mais afinco com a política, ainda que ele quase sempre tenha evitado tornar-se próximo demais com discussões que o levassem a um caminho sem volta. Ainda assim, ele acabou entrando para o partido comunista em uma época delicada para os Estados Unidos, com a Segunda Guerra e a Guerra Fria ali, pertinho da porta de casa. Por conta desse envolvimento com o comunismo ele acabou fazendo parte da lista negra da gigante indústria cinematográfica.


Gente, que livro incrível! Em diversos momentos sequer parece que se está lendo uma biografia, tamanho o interesse que surge página após página. Bruce Cook fez um trabalho incrível relatando praticamente todas as fases da vida de Dalton Trumbo, desde sua infância difícil, até sua ascensão como escritor e roteirista.

Os relatos dos entrevistados por Bruce são fascinantes e fazem você se sentir presente na história que é contada. O próprio Trumbo, quando aparece contando suas histórias demonstra diversas das características pelas quais ficou conhecido, como o bom humor, personalidade forte, amor pela família.

Outro fato que me surpreendeu, por não ser exatamente o tipo de pessoa que é cinéfilo de carteirinha, é o que há por detrás dos panos dos grandes estúdios cinematográficos de Hollywood, principalmente na época em que se passa a história, onde qualquer movimento em falso, qualquer frase de um roteiro julgada como antiamericana, poderia significar o fim da carreira de alguém.


O livro é muitíssimo bem contextualizado com o período histórico. Relata até mesmo as viagens que Trumbo fez com outras pessoas, a maioria delas roteiristas, para zonas de guerra à fim de capturar a essência do que acontecia nos campos de batalha.

Sem dúvidas, a melhor parte do livro é quando começa definitivamente a luta contra a crise que se abate sobre diversos roteiristas ligados ao partido comunista, que, apesar de todo o medo que rondava somente a citação ao termo, não eram pessoas que poderiam ser consideradas como ameaça ao forte sentimento a favor dos EUA e da entrada do país ou não nos conflitos. O próprio julgamento desses profissionais do cinema, que acabou tendo como consequencia a lista negra, mostra que a única razão para julgá-los como culpados foi o fato de terem se recusado a responder a uma pergunta, o que, pelo que eu entendi, não estava nem mesmo contra a lei. 

Mesmo preso, Trumbo continuou produzindo seus roteiros e colocando neles o nome de outra pessoa como crédito e até mesmo, durante o período em que ficou proibido de pôr seu próprio nome em qualquer trabalho cinematográfico que fosse, conseguiu ganhar o Oscar. Isso só reforça a imagem que muitos tem de Trumbo como alguém que desafiava sem medos, que não media palavras para demonstrar sua indignação. 


E a obra tem muito mais coisas, mas muito mesmo. É um trabalho de reunião de fatos e relatos absurdo. Qualquer grande fã de cinema vai, sem dúvidas, sentir-se completamente impressionado pelo fascinante retrato da vida de Dalton Trumbo, que depois da leitura, me deixou com vontade de ler seus livros publicados e assistir os filmes que ele escreveu. 

Leitura mais do que recomendada. Até a próxima.

Comente com o Facebook:

2 comentários ♥

  1. Eu não conhecia o livro, mas achei a capa bem bonita. A resenha está incrível, meus parabéns. Fiquei com vontade de ler <3

    Bjoos Miih :3
    www.descafeindas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado ^^ E leia realmente, as vezes nem parece uma biografia, de tão incrível que é.

      Abraço

      Excluir