[ RESENHA ] Veneno

Autor: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 224
Ano: 2013
Classificação: 5/5
Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos!


Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!

Boa noite Divagadores,  como anda esse começo de fevereiro? Eu espero que cheio de leituras maravilhosas. Olha eu aparecendo aqui para trazer mais uma resenha para vocês, e tenho que dizer que dessa vez ela tem uma pitada especial. Vocês lembram da lista de desejos que fiz para o ano passado? Pois bem, não tive muito sucesso em comprar tudo o que eu queria, mas pelo menos a Saga Encantadas eu comprei, quase no fim de dezembro, mas comprei. Ai gente, essa saga foi a única coisa que comprei pra mim no ano passado, tanto que nem me arrisquei a fazer uma lista de desejados para esse ano porque bem sei que a coisa tá feia, mas enfim, realizei um dos meus desejos e não me decepcionei nem um pouco. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Quem me conhece bem sabe o quanto princesinhas delicadas e cheia de sonhos e suspiros me irritam completamente. Sério, eu não consigo aguentar muito tempo essa coisa de "vou esperar o meu príncipe encantando ao invés de ir a luta" por muito tempo. Daí surgiu a minha enorme paixão por contos de fadas reescritos e quando vi a foto desse livro no Instagram de uma amiga minha já fui de cara me interessando pelo que viria dentro desse livro... Uma pena que eu tive que demorar muito para conseguir um pra mim.


Para quem, assim como eu, gosta de ver o lado escondido das princesas esse livro é uma bela pedida. Aqui nos deparamos com uma Branca de Neve com um espírito um tanto quanto livre e selvagem, que gosta de cavalgar por ai em calças de montaria, beber cerveja junto com os anões e fazer tudo o que tem vontade. Todo esse modo de Branca de Neve desperte a inveja da madrasta (aqui chamada de Lilith) não só por ser a mais bela de todo o reino, mas também por ter inveja pelo amor que as pessoas sentem pela princesa e também pelo seu espírito livre.

Acho simplesmente maravilhoso poder ler uma história onde vemos que os personagens são tão humanos quanto nós e não apenas um padrão que é simplesmente inalcançável para o mundo, ver cada detalhe desse tipo em cada uma delas foi maravilhoso. E tenho que dizer que esse lado humano não vou apresentado apenas nelas, mas também em outros personagens como o príncipe e o caçador.


Eu nunca tinha lido nada escrito pela Sarah Pinborough, mas tenho que dizer que não foram preciso ler mais do que dez páginas para me apaixonar completamente pelo jeito como ela escreve. A história em si vai seguindo o curso básico que todos nós conhecemos dos contos de fadas, mas a autora foi capaz de acrescentar alguns detalhes a mais que fizeram toda a diferença. Sem brincadeiras, mesmo sendo um conto tão tradicional reescrito a escritora conseguiu pensar em detalhes que me pegaram de surpresa tanto no decorrer da história, quanto em seu final.

Outro ponto que achei muito interessante nesse livro é outros contos de fadas são acrescentados de maneira sutil, ajudando ainda mais no desenrolar da trama, como Aladin e Cinderela, aliás, Cinderela é a protagonista do segundo livro dessa saga e eu estou muito interessada em saber se a autora vai pegar as deixas que deu no final desse livro ou vai recontar como se não houvesse nenhuma ligação entre as histórias. Sinceramente? Estou torcendo para que tudo seja muito bem costurado e que tenhamos uma história como continuidade dessa trama, que aliás, terminou cheia de suspense.


Enfim, é isso ai Divagadores, pra quem gosta de versões mais adultas de contos de fadas essa é uma boa pedida. Estou aqui extremamente ansiosa para ler o próximo livro e em breve passo aqui para falar sobre ele com vocês.

Beijinhos e até a próxima.

Comente com o Facebook:

2 comentários ♥

  1. Eu gostei demais desta trilogia. Este livro achei o mais fraco dos três, os outros são mais interessantes ainda. Li fora de ordem e acabei gostando pois o livro dois, da Cinderela é o livro final e o livro três na verdade é o inicio de tudo. A autora fez assim de propósito e achei isso genial. Espero que goste dos outros assim como eu.
    Abraços,

    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Março, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  2. Eu já li o segundo livro e até agora achei o melhor de todos... Estou super ansiosa para ler o terceiro, mas dei uma pausa porque uma amiga me emprestou uma pilha enorme de livros e não gosto de ficar enrolando com livro dos outros na mão.

    A resenha de Feitiço bsa em breve.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir