[RESENHA] Orange is the new Black

Autor: Piper Kerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2014
Classificação:  5/5


Quando era jovem, tudo o que Piper Kerman queria era viver novas experiências, conhecer pessoas diferentes e descobrir o que fazer com o diploma recém-adquirido da prestigiosa Smith College. Anos depois, com um bom emprego e prestes a se casar, ela recebe uma visita inesperada - a polícia. Piper estava sendo intimada para responder por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. A acusação era verdadeira - recém-formada, Piper teve um caso com uma traficante glamorosa que a convenceu a levar uma maleta de dinheiro para a Europa. Sua aventura pelo submundo do crime voltou à tona no dia em que a polícia bateu à porta dela. Depois de uma dolorosa odisseia pelo sistema judiciário americano, Piper acabou condenada a quinze meses de detenção numa penitenciária feminina no meio do nada - longe dos amigos, da família e de tudo o que ela conhecia. Em 'Orange Is the New Black', Piper apresenta casos curiosos, perturbadores, comoventes e divertidos do dia a dia no presídio. Cercada de criminosas, logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que ela imaginava. Ao mesmo tempo que aprende a conviver com regras arbitrárias e um rigoroso código de conduta, Piper revela as alegrias e angústias das presidiárias e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior.

Boa tarde Divagadores, como andam as coisas por ai? Tenho que dizer que depois dessa leitura tá rolando um verdeiro lag mental da minha parte. Como isso seria possível? Acontece que eu nem sabia que Orange is the new black era inspirado em um livro até o dia em que fiquei sabendo que conseguimos a parceria com a Intrínseca, então a boa e velha regra que eu tenho de ler o livro antes de assistir qualquer coisa que seja relacionada a ele foi por água abaixo. Ok, eu sempre tento ver livros e suas adaptações como coisas diferentes, mas eu já estava tão viciada na série e tão entretida com os personagens que bem... Ok, vamos ao que interessa ou pelo menos vou tentar ir ao que interessa já que quero falar apenas do livro, sem fazer muitas comparações com a série no momento.

Pra quem não sabe este livro é um daqueles bons e velhos livros baseados em fatos reais. Ele conta uma parte da vida de sua autora, Piper Kerman começando com um pequeno relato de sua vida pós faculdade. Antes de tudo começar Piper notifica que alterou o nome das pessoas que vão aparecer no decorrer da narrativa como forma de sigilo e ai que a minha cabeça começou a dar nós. Os nomes que eu vi no  livro eram diferentes dos nomes que eu conhecia na série, em alguns casos era fácil fazer as ligações de quem era quem, mas em outros era uma verdadeira missão impossível. Enfim, vamos tocar o barco...

Voltando ao relato da vida de Piper, o livro começa contando sobre sua vida pós faculdade, sua vontade de se encontrar no mundo e claro, como ela conheceu Nora e acabou se enfiando no mundo do tráfico internacional de drogas e como acabou se tocando da furada em que estava se metendo. Piper saiu da "vida do crime", voltou para os Estados Unidos, arrumou um namorado, um emprego e finalmente depois de alguns anos, acabou sendo indiciada pelos crimes que cometeu. Eu achei isso bem legal da parte da autora, voltar um pouco ao passado antes de ir direto a parte de sua condenação e do tempo que passaria dentro da prisão.


Ai gente, vou ser sincera... Acho tão complicado fazer resenhas de livros que saem de diários e biografias porque por mais legal que a coisa seja tudo fica tão previsível que não tem muito o que a gente pode dizer, não é mesmo? Enfim, entre ser indiciada e ser presa rolaram uns belos anos até Piper finalmente ser julgada e ter que encarar sua pena de 15 meses onde ela passa por algumas barras, constrói algumas amizades, muda seu modo de pensar sobre alguns assuntos e tem a sorte de contar as pessoas que ficaram do lado de fora. Seus amigos, parentes, seu noivo (Larry a pede em casamento antes dela ir cumprir sua pena) e até mesmo pessoas desconhecidas não enxergam como uma criminosa que deve ser menosprezada e dão total carinho e apoio para que ela possa cumprir essa pena, que pode ser curta, mas ainda assim não foi nada fácil de cumprir, porque bem... Não são todas as pessoas que enxergam os criminosos como seres humanos, não é mesmo?

Gostei bastante do modo como a autora narrou, a maneira como ela escreve foi tão fluída que em determinados momentos eu me senti na pele dela, senti toda dor, toda tristeza, todo medo e até mesmo todas as pequenas porções de alegria que ela conseguiu encontrar vivendo em um momento tão conturbado da sua vida. Vou ser sincera, eu não cheguei a chorar com toda essa história, mas eu me emocionei e muito, em alguns momentos eu realmente tinha pena da Piper e de outras personagens, em outros eu soltava aquele bom e velho "bem feito, não tivesse feito nada pra parar ai". E não vou negar, em alguns momentos eu cheguei até mesmo a ter raiva pelo fato de meio mundo achar que a garota loirinha de classe média não podia ter cometido nem um crime pra estar ali. Aliás, uma das coisas mais legais desse livro é que de uma maneira sutil a gente vê o quanto a sociedade gosta pré determinar o que as pessoas fazem ou deixam de fazer pela cor da sua pele, sua origem e sua classe social. A Piper é uma verdadeira privilegiada perto de muitas outras pessoas com a qual ela conviveu e isso é uma coisa que fica muito, mas muito clara e me deixa curiosa pra saber como uma garota negra e pobre seria tratada pela sociedade ao cometer o mesmo crime que ela... Ok, momento de revolta meu... Deixa eu pegar meu foco de volta...

Ah, vou dar uma má notícia pra você que acha que Piper vai ficar trancafiada na mesma prisão que sua ex-namorada... Esquece as tretas que você viu na série porque a loirinha só vai dar de cara com a Nora nos últimos capítulos do livro, aliás os momentos mais tensos já que a Piper tem que depor no julgamento de uma pessoa que ela não chegou a conhecer e acaba passando por momentos super tensos tanto no transporte até a prisão onde vai ficar temporariamente, quanto ao se ver cara a cara com sua ex-namorada e de brinde sua ex-cunhada.

Enfim Divagadores é isso... Peço desculpas por não saber mais o que falar sobre o livro em si, afinal de contas como eu disse ali em cima acho complicado fazer resenhas desse tipo de livro, mas a leitura dele me deu ideias que trarei para o blog futuramente e assim que eu terminar de assistir a série aparecerei aqui para trazer as minhas considerações e fazer comparações e quem sabe até mesmo realizar um debate... Da pra discutir muita coisa em cima desse livro, vocês não tem noção.

Espero que tenham gostado, beijinhos e até a próxima.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário