[TAG] Esse cara sou eu #02

Quem nunca se enganou com alguém? Pois é, e isso também acontece com alguns personagens de livros. Já tive várias desilusões e coração partido, mas ao mesmo tempo, já morri de amores por personagens que antes eu odiava. E tem aqueles que são ainda mais complexos, que eu amo e odeio ao mesmo tempo. Sentimentos são assim, vai entender.

Boromir e Faramir – O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien

Os irmãos Boromir e Faramir, embora sempre honrados e fiéis às causas dos homens, no começo mais atrapalharam que ajudaram Frodo e a Sociedade do Anel. Os dois tiveram papeis semelhantes na jornada do Frodo, com tentativa de traição e depois arrependimento e sacrifício. Eles estão entre meus personagens favoritos da obra do Tolkien, e não vou negar que me emocionei muito com a morte do Boromir e com a recuperação do Faramir.

Mr. Darcy – Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Mr. Darcy no começo do livro parecia o típico arrogante pomposo que é facílimo de odiar. Claro, essa é a visão que Elizabeth Bennet nos dá do rapaz. Mas conforme a história progride, percebemos que ele sempre foi o príncipe encantado escondido, e que mesmo com todo o desprezo da Lizzie, sempre tentou ajudá-la e fazê-la feliz. Mr. Darcy é encantador, tímido, inteligente e bonito, e ao final do livro me perguntei como eu a Lizzie conseguimos não gostar dele pra começo de conversa. 


Otelo – Otelo, O Mouro de Veneza – William Shakespeare

Otelo, tão protagonista que a peça tem seu nome. No começo, parecia o príncipe encantado, fiel, carinhoso e profundamente apaixonado por sua esposa Desdêmona. Mas a cada ato, dava mais raiva da burrice e falta de confiança de Otelo em sua esposa, caindo nas artimanhas ridiculamente óbvias de seu subtenente invejoso Iago. A desconfiança e ciúmes de Otelo são tão prejudiciais quanto a inveja e a maldade de Iago, o que me fez perder qualquer simpatia por Otelo. Pelo menos o Iago é engraçado, o Otelo é só trágico.


Sonny Corleone – O Poderoso Chefão – Mario Puzo

Na verdade, nem sei se posso descrever minha relação com Sonny Corleone como amor e ódio. O caso dele é mais daquele cafajeste que você sabe que não devia gostar, mas gosta mesmo assim. Não que alguém realmente seja realmente bondoso nos romances de Mario Puzo, mas Sonny é esquentado, impulsivo e não tem aquela classe e frieza dos Corleone. Mas ele tem charme, e mesmo sabendo que eu não devia gostar dele, fazer o que, eu admito que bad boys fazem meu estilo. 


Jaime Lannister – A Song of Ice and Fire – George R. R. Martin

Esse personagem foi a maior surpresa para mim. Nunca pensei que algum dia me sentiria entre o amor e o ódio por um assassino de crianças, um traidor, incestuosos e ainda mais, um Lannister (que não seja o Tyrion, é claro). Mas no universo de Martin tudo é possível, e senti uma grande simpatia por ele quando ficou claro os motivos que o levaram a matar Aerys Targeryan e sua história de amor nada ortodoxa com a irmã. Sua relação sincera com Tyrion e Brienne e sua honra a seu modo também aumentaram minha simpatia por ele. Mas há aqueles momentos que você se lembra que ele tentou matar uma criança e que ele continua sendo um cretino. É, esse com certeza se encaixa bem no amor e ódio.

Essa foi minha lista! Boa semana.

Comente com o Facebook:

Um comentário ♥

  1. Só quero fazer uma observação sobre o Sonny Corleone... Faz muito, mas muito tempo mesmo que eu assisti os filmes e recentemente eu parei pra ler o livro (alerta de spoilers) e te juro que eu ficava o tempo todo esperando o momento pegadinha do malandro onde revelariam que ele estava vivo e tudo tinha sido um golpe pra rolar um acordo entre as famílias... Ai, como é duro ser iludida...

    ResponderExcluir