As Crônicas de Gelo e Fogo: Leitura paralela de O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões

Acho que nessa altura do campeonato muita gente já leu As Crônicas de Gelo e Fogo e sabe muito bem que a história d'O Festim dos Corvos acontece ao mesmo tempo que a história d'A Dança dos Dragões e além de trazer para vocês uma tabela de como realizar essa leitura, vim contar um pouco da minha experiência ao realizar a leitura paralela... Vamos nessa então?

Imagem: Serendipity

Sinceramente se eu não tivesse visto uma postagem no grupo do Facebook Game of Thrones Brazilian Fans, que foi encerrado e atualmente se "reúne" com o nome Game of Thrones - Companhia Dourada, eu só ia me tocar que poderia ler os livros em paralelo quando chegasse no final d'O Festim dos Corvos e ficasse com muita raiva por não ter visto os meus personagens favoritos um livro inteiro.

Pra quem não sabe George R. R. Martin criou uma divisão de personagens por região no momento em que dividiu os livros, sendo assim em O Festim dos Corvos temos apenas personagens do Sul dos Sete Reinos, das Ilhas de Ferro e Dorne enquanto que os personagens do Norte e do outro lado do mar estreito apareceram em A Dança dos Dragões. A escolha por essa divisão foi explicada no site Game of Thrones BR:

A Dança dos Dragões seria, originalmente, o quarto romance da série As Crônicas de Gelo e Fogo, destinado a cobrir grande parte da história. No entanto, durante o processo de escrita, GRRM percebeu que, para preencher esta lacuna, ele estava criando uma dependência excessiva de flashbacks; depois de algum tempo de trabalho, o autor decidiu abandonar o que já havia sido escrito e recomeçar, desta vez iniciando imediatamente após o final do terceiro livro, A Tormenta de Espadas. A obra foi então renomeada, passando a se chamar O Festim Dos CorvosA Dança dos Dragões passou a ser, então, o quinto romance da saga. Mesmo assim, o manuscrito do quarto livro tornou-se grande demais para ser publicado em um único volume; ao invés de simplesmente dividi-lo ao meio e publicá-lo como, essencialmente, O Festim dos Corvos: Parte I e Parte II, Martin decidiu dividir o manuscrito por personagens e localização.

Essa divisão peculiar, possibilita que, caso o leitor tenha interesse, os dois livros sejam organizados de maneira a possibilitar uma leitura paralela dos dois, sem prejuízo algum.

Para isso, basta obter uma organização coerente dos capítulos, de acordo com a linha do tempo da história.
O Game of Thrones BR ainda aponta que existem várias opções de organização dos capítulos do livro, sugeridas por leitores americanos e deixa como dica de leitura usar ordem de leitura criada proposta por Sean T. Colins, que você pode conferir traduzida neste link.

Sinceramente eu não sei dizer se foi esta a ordem em que executei a minha leitura, tenho que assumir que rolou uma preguiça enorme de sair comparando capítulo por capítulo para descobrir, então se alguém ai por acaso tiver coragem de sair comparando, vou deixar aqui embaixo a imagem que eu peguei do grupo Game of Thrones Brazilian Fans:


Convenhamos que visualmente falando é muito mais fácil seguir a divisão mostrada na imagem do que aquela que passei em documento, mas vai ficar a critério de cada um não é mesmo? Bem, enquanto eu pesquisava sobre a leitura simultânea por ai achei uma dica super legal no blog Índice X, imprimir a tabela e usar como marca páginas durante a leitura.

Bem, quando vi essa imagem postada no grupo do Facebook logo me atentei aos comentários para saber o que a maioria achava disso e ao contrário do que eu pensei a maioria aconselhava ler os livros em separado e depois retomar a leitura de modo paralelo para saber a ordem em que se encaixam os fatos. De maneira geral a maioria reclamava que uma leitura paralela poderia dificultar o entendimento das coisas, então se a recepção da ideia era tão negativa, o que eu iria fazer?

Pois bem, como sou brasileira e não desisto nunca decidi fazer o extremo oposto do que todo mundo falava pra fazer... Não, não, não foi isso... Eu sinceramente fiquei balançada com o fato de ter que esperar mais de 600 páginas para saber o que ia acontecer com os meus personagens favoritos, isso doía no fundo da minha alma, então eu ousei a ler os dois livros ao mesmo tempo e bem, fiquei naquela que se eu não entendesse nada sempre teria a chance de voltar e ler os livros de maneira separada.


Pra não dizer que eu não tive nenhum problema em ler os livros dessa maneira eu tive dois: o primeiro foi dividir os livros, gastei quase uma hora e meia colando esses post its com todo cuidado do mundo pra não rolar nenhum tipo de confusão na hora de ler. Eu deixava cada um deles no final dos capítulos de um livro onde eu deveria passar para o próximo, anotando qual era o próximo capítulo e em que página do próximo  livro ele estaria. O segundo problema foi que eu só consigo ler dentro do ônibus e como vocês podem ver as vezes tem apenas um capítulo de um livro no meio de um monte do outro, ou seja, eu era obrigada a carregar os dois livros na mochila pra continuar com a minha leitura... Convenhamos que haja coluna pra aguentar o peso desses dois.

Fora isso foi uma leitura super tranquila e eu aconselho pra quem tem paciência de sair dividindo os livros. Se você já leu os livros em separado tente ler novamente com os dois em paralelo, vai ser uma experiência muito boa e convenhamos que temos muito tempo pra fazer isso já que o Tio Martin ainda vai demorar sabe-se lá quanto tempo pra publicar o sexto livro?

E então o que acharam? Vão se arriscar nesse tipo de leitura? Alguém ai já leu os livros desse jeito? Quero saber tudinho o que pensam, deixem ai nos comentários.

Beijinhos e até a próxima.

Comente com o Facebook:

4 comentários ♥

  1. Obrigada, mamaim... Pela postagem.
    Eu estava mesmo precisando dessa lista porque eu também planejo ler os dois ao mesmo tempo. Porque não quero esperar para saber do Dany e Tyrion. ~ii

    Mas acho que optarei por marcar diferente de você. Acho que pela primeira vez na vida, vou escrever nos meus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for parar pra pensar bem você pode ler o quinto antes do quarto já que a leitura é paralela, mas pode acabar chegando na parte onde os livros se encontram e ficar sem entender nada até notar que chegou nesse ponto da história e acabar se dando um monte de spoilers.

      Quer a minha sinceridade? Acho que escrever nos livros não vai ser uma ideia tão boa assim, tá certo que vai poder consultar cronologicamente sempre que quiser, sem precisar marcar tudo de novo, mas acho que vai se atrapalhar na leitura.

      Excluir
    2. Verdade... Talvez eu faça isso. Leia o quinto primeiro, eu paro na hora que chegar as coisas inéditas. xD
      Aí, eu leio o quarto e depois volto para o quinto.

      Não, acho que não me atrapalharia. '-'
      Mas dá uma dor marcar os livros.

      Excluir
    3. O complicado é que até você notar que chegou em um ponto que as histórias se encontram vai começar a tomar spoilers... Sem contar que não vai adiantar de nada, depois vai ter que voltar pro quarto livro e passar 600 páginas lendo pra voltar pro quinto e ver como continuam as coisas... Melhor a leitura paralela mesmo.

      Sei lá, acho a divisão com post its mais prática e usual.

      Excluir