Lançamentos da Editora Rocco - Agosto de 2014 - Parte 2

Ai gente, eu juro que tento, mas eu nunca consigo aparecer aqui no final de semana... A minha ideia era aparecer aqui no sábado pra postar essa segunda parte dos lançamentos da Rocco, mas infelizmente os compromissos do dia acabaram sendo mais longos, domingo teve o dia dos pais e puff... Tudo ficou pra trás mesmo... Enfim, deixa eu parar com o blá, blá, blá e vamos ao que interessa.




Livro: Reflexos do sol-posto
Autor: Ivan Junqueira

Sinopse: Logo nas primeiras páginas de Reflexos do sol-posto, Ivan Junqueira avisa que o leitor está diante de sua última coletânea de ensaios. Com uma longa trajetória como crítico e ensaísta (seus primeiros textos do gênero foram escritos na década de 1960), o poeta e acadêmico Junqueira reúne nesse livro críticas e análises feitas depois do ano 2000, refletindo sobre o cenário nacional das letras. Machado de Assis, Augusto dos Anjos, João Cabral de Melo Neto estão entre os autores cuja obra o poeta e ensaísta se detém em reflexões profundas.

Em um dos ensaios, ele foca nos cem anos de “Eu”, obra de Augusto dos Anjos. O poeta inclassificável, cujo único livro, apesar de muito popular, não se enquadra em nenhum movimento do período. Junqueira analisa a importância do poeta diante de diferentes aspectos: sua obra, trajetória e todo o cenário literário do período em que viveu. Uma existência pobre e uma vida sem grandes atrativos, mas um livro que resistiu ao tempo e até hoje encanta os leitores brasileiros. “Completa agora cem anos. E insiste em não morrer” (Junqueira, 2014, p. 35), afirma em seu texto.

Em “Gonçalves Dias e o romantismo”, o crítico reflete como o poeta contribuiu para a instauração do movimento romântico no Brasil. Analisa poemas marcantes do autor, como “I-Juca Pirama”, segundo ele, “o maior poema de todo o Romantismo brasileiro e um dos maiores de nossa literatura” (idem, p. 47). A partir da obra de Gonçalves Dias, o crítico pensa sobre todo o clima da época, o que Machado de Assis classificou como “instinto de nacionalidade”, uma espécie de reflexo, na literatura, da onda de nacionalismo despertada pela independência do país, no século XIX.

O autor escreve ainda sobre a obra de outros escritores, como Machado de Assis, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto. Seus ensaios dão especial atenção à poesia, a obra de autores específicos, à escrita nas últimas décadas do século XX, aos textos críticos que se preocuparam em tratar o tema, como os de José Guilherme Merquior e de Eduardo Portella. E lamenta: “De uns tempos pra cá, vêm escasseando entre nós os autênticos pensadores da poesia (...)” (idem, p.132).

Cada um dos textos de Ivan Junqueira funciona como uma aula de literatura, que cobre boa parte da história da poesia brasileira – do Romantismo à contemporaneidade. Cada um abre uma série de questões e importantes reflexões, mesmo para os que já estão familiarizados com as obras expostas. Uma coletânea para ser constantemente consultada.



Livro: Uma história de silêncio
Autor: Lloyd Jones

Sinopse: Mais que uma viagem às origens após o terremoto que causou destruição na Nova Zelândia em 2011, Lloyd Jones faz um resgate das histórias e da conturbada trajetória de sua própria família em Uma história de silêncio. Depois dos bem-sucedidos O Sr. Pip e de Mundos roubados, ambos publicados pela Rocco, o autor neozelandês se expõe de maneira corajosa e relata como a base familiar é fundamental para a formação de cada um de nós.

Remexendo em objetos, lembranças e sentimentos vêm à tona numa viagem emotiva quando o escritor decide retornar a Christchurch, sua cidade natal, após o abalo violento – “como o estalo de uma toalha de mesa sendo sacudida” –, conforme ele próprio define o estrago do terremoto devastador. Em seguida, também passa por lugares como Swansea, no País de Gales, e pela região montanhosa da Nova Zelândia.

Mas como resgatar o passado de uma família em que a característica principal é o silêncio? Para isso, então, nada como voltar ao local em que passou a infância e parte da adolescência. É no número 20 da Stellin Street que Lloyd inicia a sua busca por informações que possam montar o quebra-cabeça de sua própria origem. “Eu nasci num mundo de amnésia. E num mundo de amnésia, a linguagem é a primeira a desaparecer”, diz.

Filho de Joyce, uma mãe austera, calada e um tanto indiferente, e de Lew, um pai de poucas palavras, e que passou a infância vivendo em orfanatos, Lloyd faz um verdadeiro trabalho de investigação para reagrupar o próprio passado, assim como a Basílica – Catedral do Santíssimo Sacramento –, que também foi destruída em Christchurch.

Através de um caderno azul encontrado por acaso e de outros documentos resgatados, o autor tenta entender os motivos que levaram a avó Maud a abandonar a própria filha e entregá-la para adoção, fato que causou sérios traumas psicológicos em sua mãe, Joyce, e foi crucial para definir a sua personalidade. Um avô desconhecido e histórias mal contadas sobre o passado do patriarca da família também aguçam a curiosidade do autor por desvendar o emaranhado passado e, assim, tentar se redescobrir também.



Livro: Bia não quer dormir
Autor: Thalita Rebouças
Ilustração: Fabiana Salomo

Sinopse: Thalita Rebouças estreou na literatura infantil em 2013 com Por que só as princesas se dão bem? e, com seu bom humor característico, conquistou as leitoras mirins ao contar a história de Bia, uma garota apaixonada por princesas... até se tornar uma! Em seu segundo livro voltado para os pequenos, a “musa teen”, que soma mais de 1,4 milhão de exemplares vendidos, traz Bia de volta, numa história que não vai deixar ninguém dormir!

Em Bia não quer dormir, a menina esperta e “perguntadeira”, inspirada na afilhada da escritora, tem que ir para a cama, afinal, amanhã é dia de aula. Mas cadê o sono? Bia bem que tenta, vira de um lado para o outro, e nada. Na sala, sua mãe e sua madrinha põem o papo em dia, até que Bia aparece e a dinda, tentando ajudar, resolve sugerir a ela que conte carneirinhos, técnica infalível para chamar o sono.

Mas infalível mesmo é a curiosidade de Bia, que fica com “cara de quem viu um hipopótamo roxo pendurado no lustre” diante da ideia da madrinha. Afinal, que carneiros são esses? Quantos ela precisa contar? Onde eles vivem? E por que eles estão pulando a cerca? No mínimo, devem estar fugindo porque são maltratados por um fazendeiro malvado... Para Bia, essa história está muito esquisita.

Por mais que a mãe e a madrinha procurem respostas e digam que contar carneirinhos é a coisa mais normal do mundo, que elas mesmas faziam isso quando eram crianças e não conseguiam dormir, Bia não vai sossegar enquanto não tirar essa história a limpo. E com sua imaginação sem limites – juntando carneiros, um fazendeiro sem nome e até Papai Noel! –, a menina finalmente encontra um jeito de dar sentido a essa ideia sem pé nem cabeça dos adultos de contar carneirinhos, e finalmente pegar no sono. Bons sonhos, Bia!



Livro: Órfão do destino
Autor: Michael P. Spradlin
Série: O jovem templário


Sinopse: “Estou cansado. Mas seguirei lutando, Sir Thomas. Seguirei lutando.” Com essas palavras, o jovem Tristan, até pouco tempo atrás um simples órfão criado por monges, encerra o prólogo de Órfão do destino, terceiro e último volume da série O Jovem Templário, de Michael P. Spradlin. Seu desabafo – como se estivesse conversando com o importante Cavaleiro da Ordem dos Templários que o requisitou na abadia de St. Alben como escudeiro, e colocando-o a par dos últimos acontecimentos – mostra que Tristan sabe que sua jornada, apesar de perigosa e exaustiva, ainda não chegou ao fim.

Apesar de já ter alcançado a costa da Inglaterra com seus amigos no novo livro, depois de sobreviver a um naufrágio e vagar perdido por uma terra estranha, o jovem escolhido para proteger o Santo Graal e trazê-lo de volta ao país enfrentará traições e verá a amada abadia onde foi criado completamente destruída.

Contando com Robard e Maryam, amigos que ele encontrou nesta difícil jornada desde que deixou a vida tranquila entre os monges, Tristan não pode mais voltar atrás. O Santo Graal está em suas mãos, ele precisa protegê-lo e descobrir a verdade sobre seu passado de uma vez por todas. Será que ele será capaz de cumprir sua delicada missão? 

Aventura, mistério e uma primorosa reconstrução histórica transportam os leitores para a Idade Média no emocionante volume final da trilogia de Michael P. Spradlin.



Livro: Cemitério de dragões
Autor: Raphael Draccon
Série: Legado ranger

Sinopse: Cemitérios de dragões é a aguardada estreia de Raphael Draccon na Rocco e marca o lançamento do selo Fantástica, voltado para obras de fantasia, terror e ficção científica. Nesta obra, Draccon mostra novamente por que é um dos principais nomes da fantasia nacional. Com maestria, apresenta aos leitores uma aventura alucinante, onde cinco humanos (um militar americano, uma refugiada ruandesa, uma garçonete irlandesa, um dublê francês e um hacker brasileiro) se veem no meio de uma batalha insana de uma dimensão assolada pela escravidão. Demônios, dragões, homens-leões e heróis de metal se enfrentam numa guerra que pode afetar outras dimensões.

Despertos em pontos distintos de outra realidade sem ideia do motivo, os cinco humanos precisam aprender a sobreviver e compreender os motivos de estar ali. E, nesta jornada, descobrem um pouco mais sobre si mesmos e sobre o estranho mundo em que estão, a dimensão conhecida como O Cemitério, o lugar para onde se vai para morrer. 

Com a ajuda de seres dimensionais e uma entidade inumana, os cinco são apresentados a uma tecnologia jamais vista anteriormente, construída à base de metal-vivo, magia e sangue de dragões. Uma tecnologia capaz de acessar bolsões dimensionais e armas de destruição inigualável. E capaz de transformar seres humanos em heróis de metal.

Em meio a batalhas, romances e amizades inesperadas, os cinco, porém, precisam enfrentar seus próprios monstros, antes de encararem decisões que podem custar muito mais do que apenas suas vidas.

Ritmo alucinante, ação crescente, repleto de referências pop e com uma pegada sombria e violenta, mas inspirada nos seriados japoneses que fizeram enorme sucesso nas décadas de 1980 e 1990, como Jaspion, Changeman, Flashman, Spectreman, entre outros, Cemitérios de Dragões é mais um sucesso de Raphael Draccon e o começo de um universo que promete muitas aventuras e vai arrebatar os fãs de fantasia.



Livro: O reino das vozes que não se calam
Autor: Carolina Munhóz E Sophia Abrahão

Sinopse: Em sua estreia na Rocco, a escritora Carolina Munhóz, ganhadora do Prêmio Jovem Brasileiro por seu primeiro livro, A fada, apresenta um romance escrito em parceria com a atriz e cantora Sophia Abrahão. O livro conta a história de Sophie, uma garota cansada de sofrer com a indiferença das pessoas até descobrir o Reino, um mundo mágico onde seus talentos são reconhecidos. 

Com a magreza típica das modelos de passarela, cabelos ruivos e pele alvíssima, Sophie poderia chamar a atenção no mundo da moda, mas é vista como a esquisita entre os adolescentes do colégio onde estuda. Para diminuir os olhares de desaprovação, a jovem adota o estilo grunge e se fecha na timidez, contrastando com o perfil dos que convivem com ela. Mas a garota acaba sendo como muitas outras espalhadas pelo mundo. Assuntos como depressão, bullying e anorexia viram constantes em seu dia a dia e ela acaba vivenciando isso inicialmente sozinha, sem saber como se expressar até para os próprios pais.

Em O Reino das vozes que não se calam, ela terá que enfrentar seus medos, resgatar o amor-próprio e aprender algumas lições, tanto no mundo real quanto em seu mundo fantástico. E assim, aos poucos, recuperar valores como amizade e família, além de aprender a aceitar suas falhas e ver beleza mesmo na imperfeição. Cedo ou tarde, porém, ela terá que decidir entre a realidade e a fantasia, numa jornada repleta de surpresas e descobertas.



Livro: Os lobos da Invernia
Autor: Anne Rice

Sinopse: Na continuação de A dádiva do lobo, em que narra a surpreendente formação de um lobisomem, Anne Rice traz de volta o jovem Reuben Golding, antes um simples repórter do San Francisco Observer, agora transformado num híbrido entre dois mundos e vivendo sob a tutela dos Morphenkinder na suntuosa mansão de Nideck Point, na costa da Califórnia. Às vésperas do Natal, Reuben está tomado pela dádiva do lobo. Mas apesar do clima festivo, ele se sente inquieto, assombrado por fantasmas de seu passado e por dúvidas em relação ao verdadeiro significado do que se tornou no assustador e excitante Os lobos da invernia

Em Os lobos da invernia, o rapaz não consegue conter seus impulsos lupinos ao ser confrontado por situações de violência, especialmente contra vítimas inocentes, e se tornou uma espécie de super-herói local. Mas o ritmo de vida frenético de Reuben é alterado quando ele reencontra Felix Nideck. E junto com o tio desaparecido de Marchent, retornam à mansão misteriosos cientistas, os chamados Morphenkinder.

Com essa “nova família”, Reuben praticamente abandona não apenas os pais, Phil e Grace, mas também Jim, o irmão padre a quem contou sobre sua nova vida. Ele decide deixar para trás também sua ex-noiva, Celeste, e está em um novo relacionamento. 

Reuben é convidado para uma grande festa de Natal em Nideck Point. A convivência com os Morphenkinder, no entanto, faz Reuben, assim como Stuart – o adolescente mordido por ele sem querer – adotarem um novo comportamento. Fazer justiça com as próprias mãos deixa de ser uma diversão para os jovens e inexperientes lobos homens. 

Em Os lobos da invernia, Anne Rice não demora a inserir as personagens em novos episódios misteriosos. Ainda há muitos segredos a serem revelados. O que Celeste quer dizer a Reuben? Quem são os seres que surgem à noite em meio à escuridão da floresta? Por que motivo o fantasma de Marchent tem aparecido de forma insistente para Reuben? Que segredos Jim precisa desesperadamente contar ao irmão? Por quais novas provações Reuben terá de passar para voltar a ter uma vida mais tranquila?



É isso ai minha gente... E aí, quais desses livros estão morrendo de vontade de ler? Se eu pudesse leria quase todos, como sempre.

Beijinhos e até a próxima.

Comente com o Facebook:

10 comentários ♥

  1. Lançamentos interessantes, mas não fiquei com vontade de ler por não fazerem meu estilo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe. Normal, já eu fiquei bem interessado em Cemitérios de Dragões. E o da Anne Rice seria uma ótima oportunidade de conhecer a autora ^^

      Excluir
    2. Como estou envolvida no mundo de Raphael Draccon por causa de Dragões de Éter esse novo livro dele me interessou bastante... Sem contar o da Anne Rice que é uma autora que quero ler faz tempo e só fico enrolando.

      Excluir
  2. Oi Gi :)

    Entendemos sua ausência no sábado, pode ficar tranquila! <3
    Bom, eu sempre gosto dos lançamentos da Rocco... Mas dessa vez tem o selo de fantasia, que super me agrada! Só li um livro da Carolina Munhóz, que foi O Inverno das Fadas - que eu odiei - então fico com receio de ler O Reino das Vozes que Não Se Calam, mas quem sabe a Sophia não ajudou? Fiquei curiosa.

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é , a estréia desse novo selo me chamou e muito a atenção... Engraçado que estou no meio da leitura da trilogia Dragões de Éter do Raphael Draccon e ele aparece com um novo livro, então acabo sendo influenciada pra comprar. Quanto ao O reino das vozes que não se calam a curiosidade só vem por causa do tipo de história, que me agrada muito, porque nunca li nada da Carolina Munhóz.

      Beijinhos.

      Excluir
  3. Ei! Como blog parceiro, sinto no dever de informar uma coisinha pra vocês. Espero que não levem a mal, viu? É uma dica pra ajudar mesmo ♥
    Quando vou comentar (ou qualquer outro) aparece aquela verificação de palavras super chatinha, muita gente acaba desistindo de comentar por isso. Faz um tempo que postei isso no meu blog, e aqui o link de como retirar: http://www.estantedasfadas.com.br/2014/01/melhore-seu-blog-verificacao-de-palavras.html

    Espero que ajude <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo aviso Carol. Ajeitarei isso pra facilitar um pouco as coisas ^^

      Excluir
    2. Tive alguns problemas e fiquei meio fora ontem, depois converso com o Wesley pra ver se ele já resolveu isso e tento mudar. Obrigada pela dica Carol, essa verificação as vezes pode ser um verdadeiro saco mesmo.

      Beijinhos.

      Excluir
  4. Olá Gisele!

    Confesso que não me interessei muito pelos lançamentos da Rocco deste mês (coisa que é bem rara!) rs. Na verdade, gostei da premissa de O Reino das Vozes... Mas odiei essa capa. Meu Deus, a Sophie é atriz, escritora, modelo... O que mais? Sei lá, só não achei legal a ideia. Enfim.

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG... Mais uma pessoa que concorda comigo quanto a capa de O Reino das Vozes (...). Sinceramente, achei ela muito, mas muito semelhante as capas da Saga Fallen, só que com um cabelinho vermelho e cores quentes pra disfarçar... Sem contar que eu tenho certeza que já vi imagem semelhante rolando pela net há alguns anos atrás.

      Beijinhos.

      Excluir