Lançamentos da Editora Rocco - Julho de 2014 - Parte 2

Oi gente, demorei, mas finalmente cheguei com a segunda parte dos lançamentos da Editora Rocco pra esse mês. A maioria dos livros aqui fazem parte do selo Jovens Leitores, mas pra quem gosta de Neil Gaiman e companhia, esses lançamentos também são um prato cheio mesmo pra quem já está bem crescidinho. Vamos conferir essa maravilhosa lista?

Livro: Meus 15 Anos
Autor: Luiza Trigo
Ilustração: Irena Freitas

Uma festa de cinema! Este era o sonho de Bia, prestes a se tornar realidade em Meus 15 anos. Ela só não esperava que sua grande noite daria um filme – com direito a drama, romance, comédia e ação de tirar o fôlego. Bia é a protagonista do segundo romance da escritora carioca Luiza Trigo, que vem conquistando seu espaço entre o público adolescente e pré-adolescente desde sua estreia com Carnaval e que agora convida os leitores para uma superfesta. Aliás, para a festa. 

Afinal, os 15 anos da Bia, a garota mais nerd e distraída do colégio, prometem surpreender muita gente. A começar pela metida e invejosa Jéssica, que logo se empenha em arrumar um jeito de estragar tudo, principalmente quando ela descobre o local da festa: nada menos que o Copacabana Palace. Outro que fica surpreso com a novidade é Thiago, o garoto mais bonito do nono ano e paixão platônica de Bia, até então praticamente invisível aos olhos dele... 

Mas há também o Bruno, o melhor amigo de Bia, aquele com quem ela sempre pode contar – inclusive para ser seu príncipe na cerimônia; e, claro, as amigas inseparáveis Amanda, Roberta, Carol e Priscila, com quem ela pode dividir suas expectativas e inseguranças, alegrias e tristezas antes, durante e depois do grande dia. Ainda bem, pois a limusine estacionada na porta do prédio para levá-la ao Copacabana Palace era só a primeira de muitas surpresas que a noite traria. 

Alternando a narrativa entre os principais personagens, a autora apresenta os diferentes pontos de vista de cada um, o que torna o texto ainda mais dinâmico e divertido. Desde a entrega dos convites até o surpreendente desfecho, não só a protagonista, mas também as melhores amigas, a rival, o amigo que se revela mais que amigo, o garoto popular que se mostra um mané, todos contam um pouquinho dessa história movida a sonhos, paixões, ciúmes, alegrias, decepções e, principalmente, amadurecimento, amizade e amor. 

Apaixonada por filmes, livros e música, Bia queria uma festa de cinema. No livro, repleto de referências à sétima arte – cada capítulo traz o título de um filme com o qual a garotada certamente vai se identificar –, ela acabou virando a estrela do mais importante deles: o filme da sua vida.



Livro: O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados
Autor: Neil Gaiman
Ilustração: Dave Mckean

Seu melhor amigo tem dois peixinhos dourados que você deseja muito! Mas ele não quer seu bonequinho, suas figurinhas ou sua velha marionete. Que tal então o seu pai? Em O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados, o aclamado Neil Gaiman, junto com o ilustrador Dave McKean – parceiro de longa data em sucessos como Coraline e Os lobos dentro das paredes – constrói mais uma história repleta de ironia, humor e doses de nonsense. A inusitada permuta que dá título ao livro é apenas o começo de uma incrível série de troca-troca que leva a um desfecho surpreendente.

Escrito a partir de uma proposta feita pelo filho de Gaiman que, revoltado ao receber uma ordem do pai, sugeriu trocá-lo por um peixinho, O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados narra uma aventura infantil com direito a divertidas reviravoltas, sem qualquer traço de moralismo. 

Depois de oferecer o boneco transformer, as figurinhas de beisebol e todos os outros brinquedos que possui em casa, só resta ao protagonista da história trocar o pai, que vive a ler jornais. À revelia da vontade da irmãzinha, que vislumbra problemas com a mãe, o garoto não hesita ao propor a troca ao amigo Nathan, dono dos peixinhos que dão título ao livro. 

Depois de uma longa e tensa negociação, Nathan sai feliz da vida com o pai do amigo. Mas a mãe do garoto não se mostra satisfeita com o trato, e pede para o jovem desfazer o negócio. Começam aí os problemas. Nathan já havia trocado o pai do amigo por uma guitarra com outra amiga, que por sua vez já tinha trocado o pai por uma máscara de gorila, e por aí vai…

Em uma louca comédia de erros, o rapaz e sua irmã atravessam a cidade em busca do pai. E Neil Gaiman mais uma vez mostra todo o seu talento. Com o apoio dos belos desenhos de Dave McKean, o inglês entrega aos leitores uma história cheia de reviravoltas e personagens cativantes sem deixar de lado o humor fantástico que arrebatou fãs no mundo todo.



Livro: Sáfari
Autor: Luís Dill

Finalista do Prêmio Jabuti e autor de dezenas de livros de contos, narrativas longas e obras infantojuvenis, o escritor e jornalista gaúcho Luís Dill estreia na Rocco com o romance inédito Safári. Contado em um ritmo vertiginoso, com vozes que se intercalam e uma boa dose de humor negro, a ação da novela gira em torno de um advogado responsável por criar um “esporte” absolutamente mórbido.

Murilo Marques tem o que poderíamos chamar de uma carreira de sucesso. É um profissional muito respeitado: possui um histórico de êxitos no tribunal, impressionante para a sua idade, e ocupa um cargo de chefia no escritório Sándor & Associados, conhecido por sua excelência. Para completar, é noivo de Hortênsia Lenzi, filha do sócio majoritário do local onde trabalha. Marques tem tudo o que se pode querer para viver uma vida tranquila.

Mas tranquilidade não é o que ele procura. O que não impede que ele responda aos convites dos colegas para praticar bungee jump embriagado com risadas e depreciação. Para ele, não há nenhuma adrenalina envolvida em subir em um parapeito elevado e ficar pendurado no ar por um elástico. Murilo acredita que um esporte radical precisa oferecer riscos reais. E é movido por esse sentimento que ele decide comprar um rifle de longo alcance através de um contato no submundo – e a utilizar a arma como forma de entretenimento.

A partir daí, entra em cena o policial Ronaldo Querubim. Durante sua investigação e os inevitáveis encontros com Murilo Marques, este último aparece para o leitor como um personagem multifacetado e de grande profundidade. Página após página, Safári se constitui como uma espécie de novela policial às avessas, em que o assassino parece deixar seu perseguidor cada vez mais encurralado. Aqui o importante não é descobrir como os crimes ocorreram (algo que é esclarecido ao leitor desde o início), mas entender que tipo de motivação há por trás deles.

Devido à sua habilidade narrativa e à maneira minuciosa com que constrói a ação, Luís Dill se reafirma como escritor de grande domínio técnico, capaz de tratar assuntos tão sérios como a corrupção sistêmica e a banalização da violência em nossa sociedade com muito humor e incrível leveza. Safári é ao mesmo tempo um livro de entretenimento e reflexão, que se destaca na atual produção ficcional brasileira por seu caráter absolutamente sui generis.



Livro: Duas Verdades e Uma Mentira
Autor: Sara Shepard
Série: The Lying Game

Dois meses após a morte de Sutton Mercer, sua irmã gêmea, Emma, ainda tenta solucionar o crime, que envolve segredos, mentiras e muito mistério. No terceiro volume da série The Lying Game, da bestseller Sara Shepard, Emma parece encontrar um aliado, mas tem que conviver com um novo suspeito da morte da irmã: Thayer Vega.

Depois de passar algumas semanas na pele de Sutton, Emma pôde entender melhor porque a irmã gêmea colecionou tantos inimigos no curto período de vida. Além de uma personalidade dominadora e difícil, Sutton passava, com a ajuda das amigas, trotes cruéis chamados de Jogo da Mentira. A relação ambivalente das melhores amigas de Sutton – que vai da admiração à desconfiança – faz com que a tarefa de solucionar o crime se torne ainda mais difícil.

Em Duas verdades e uma mentira, no entanto, Emma não está mais sozinha. Ethan, seu novo namorado, ajuda a órfã a tentar compreender o passado da irmã. Mas, quando o misterioso Thayer retorna à cidade, Emma tem que juntar as peças de um intrincado quebra-cabeça para descobrir se ele está de volta para se vingar ou se esse foi o motivo que o fez partir. Para complicar, Thayer é irmão da melhor amiga de Sutton e, ao que tudo indica, tinha um caso com ela.

Sara Shepard, escritora queridinha dos adolescentes e presença constante na lista dos mais vendidos com a série Pretty Little Liars, novamente envolve o leitor numa narrativa onde todos carregam segredos obscuros e em que amigos podem se transformar em perigosos inimigos.



Livro: Luva Vermelha
Autor: Holly Black
Série: Mestres da Maldição

Após descobrir que é um mestre da transformação, capaz de fazer uma pessoa virar um animal ou objeto, o adolescente Cassel Sharpe está de volta para desvendar mais um mistério envolvendo sua família. Em Luva vermelha, segundo livro da trilogia Mestres da Maldição, iniciada com Gata branca, Holly Black mostra o protagonista às voltas com a máfia e o FBI, enquanto tenta cuidar da própria vida e se manter longe de problemas.

Nascido em uma família de mestres da maldição, Cassel Sharpe sempre pensou que fosse um ser humano comum, sem habilidades especiais, até perceber que suas memórias estavam sendo manipuladas por seus irmãos. Na verdade, ele é um mestre de um tipo raro e bastante poderoso, que consegue transformar objetos ou seres vivos em algo completamente diferente. Para isso, basta se concentrar e tocar o alvo escolhido.

Sabendo de seus poderes, Cassel prefere não usá-los, ao menos de forma consciente. Afinal, ele ainda não se recuperou do trauma de ter sido levado a acreditar que havia matado Lila, a amiga de infância por quem é apaixonado. A adolescente, filha de Zacharov, o chefe da temida máfia russa, acabou transformada em uma gata branca, recuperou a forma humana e foi enfeitiçada pela mãe de Cassel para corresponder aos sentimentos do filho. Mas o jovem decide se afastar de Lila por não querer um amor que não seja espontâneo.

Paralelamente, os agentes do FBI pretendem forçar Cassel a trabalhar para eles. A isca é o assassinato de Philip, integrante da máfia russa e irmão mais velho do rapaz: a única pista do crime é uma mulher de luvas vermelhas. Só que Zacharov também deseja ter o mestre da transformação a seu serviço e fará de tudo para conseguir isso. Sem a menor vontade de colaborar com os federais ou o crime organizado, o jovem se arrisca para estar sempre um passo a frente de ambos, tendo a ajuda do casal Sam e Daneca, seus colegas de colégio.

Conseguirá Cassel escapar das garras da lei e da máfia, terminando o ano letivo na exclusiva escola Wallingford como a maioria dos outros alunos, cujas grandes preocupações são a formatura e a matrícula na faculdade? A amizade com Sam e Daneca resistirá aos segredos que envolvem o jovem mestre da transformação? Em uma narrativa recheada de ação e mistério, Holly Black prende a atenção dos leitores e mostra que o amor pode ser uma maldição e a confiança o único caminho em um universo onde nem sempre as coisas são o que parecem.



Livro: Como Treinar Seu Trem
Autor: Jason Carter Eaton

E se, em vez de um cachorrinho, um gatinho ou mesmo um filhote de coelho, uma criança deseja ter um trem de estimação? Partindo do fascínio dos pequenos por essas máquinas incríveis, o escritor e roteirista Jason Carter Eaton escreveu Como treinar o seu trem. Com adoráveis ilustrações de John Rocco, o livro ganhou elogios da imprensa e alcançou o disputado ranking infantil do The New York Times.

Com efeito, o diálogo perfeito entre texto e imagem faz de Como treinar o seu trem um convite irresistível à leitura. O traço inimitável de Rocco, responsável pelo design de capa da série Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan, empresta asas à fértil imaginação do autor, numa dobradinha capaz de divertir as crianças e enternecer os adultos. 

A bordo dos vagões, ou melhor, das páginas, os pequenos leitores vão aprender como fazer para encontrar, escolher e capturar o perfeito trem de estimação! E, depois, claro, como treiná-lo, para ele não pular nas pessoas e não sujar o tapete de óleo, por exemplo... Outra dica importante do autor para os futuros proprietários de trens de estimação é que não será possível ir a todos os lugares com ele. Mas em compensação, ao ar livre, um trem de estimação pode ajudar seu dono a fazer novos amigos, afinal, eles certamente vão cruzar com outras crianças por aí com seus trens, aviões, caminhões e submarinos...

Da escolha do nome aos cuidados diários – que incluem doses de carinho e brincadeiras –, Como treinar o seu trem lida, com muito bom humor, com a paixão e a curiosidade das crianças por esse fantástico meio de transporte que carrega pessoas, sonhos e riquezas, e com a vontade de ter um bichinho de estimação. Moderno e veloz ou antigo como uma peça de museu, não importa. Como treinar o seu trem mostra que toda criança pode ter um trem de estimação. Basta escolher o seu e lembrar de seguir as dicas contidas nesse inusitado e divertido manual.



Ufa, finalmente terminei com a lista de livros da Rocco... E então o que acharam? Se tudo der certo amanhã apareço por aqui para trazer os lançamentos da Editora LeYa Brasil, fiquem ligados.

Beijinhos e até a próxima.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário